“Nunca conheci ninguém que tivesse levado porrada… Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.”

Este poema foi escrito pelo poeta Fernando Pessoa há mais de cem anos.

No entanto, Pessoa — e qualquer outra pessoa àquela época — jamais poderia imaginar as proporções que esse “desfile de campeões” tomaria com os resultados das olimpíadas estudantis. Muito mais do que a premiação, essa prática tem como maior legado a preparação para a vida.

Acesso e Participação

No Brasil, alunos de todas as redes de ensino e idades podem ter acesso e participar de olimpíadas que avaliam seu conhecimento em diferentes disciplinas, na maioria das vezes, sem nenhum gasto, ao longo de sua jornada acadêmica.

Essas competições, normalmente anuais e opcionais, têm o intuito de incentivar os estudantes a se interessarem pelo meio científico e identificar talentos em diversas áreas do conhecimento. Elas são aplicadas em diferentes graus de complexidade, variando de acordo com a idade dos alunos e, por terem o objetivo de avaliá-los no geral, não exigem dos participantes um nível mínimo de conhecimento no assunto.

Principais Vantagens

Os benefícios adquiridos pelos competidores ao participarem de olimpíadas são muitos, mas aqui estão cinco das principais vantagens oferecidas por elas:

• Preparação para Desafios: O aluno se tornará um profissional mais preparado para desafios.
  • Aprofundamento em Assuntos: Promove a oportunidade de aprofundamento em um ou mais assuntos.
  • Diferenciação Acadêmica: Diferencia e destaca o estudante que alcançar boas notas.
  • Preparação para Vestibulares: É uma forma eficiente de preparação para vestibulares.
  • Bolsas de Estudos: Podem resultar em bolsas de estudos, até mesmo internacionais para os premiados.

Foco e Desempenho

Quando o aluno passa a realizar essas disputas, também passa a voltar sua atenção para assuntos importantes, que espontaneamente não o atrairiam com tanta facilidade por, aparentemente, serem mais complexos, o que também melhora seu desempenho em sala de aula.

Desenvolvimento de Habilidades

Muitas qualidades e habilidades que serão essenciais durante toda a vida também são criadas e potencializadas em consequência do costume com as avaliações, como disciplina, organização, foco e raciocínios lógico e aritmético.

Investindo no Futuro

Por isso, incentivar o aluno, desde cedo, a participar dessas olimpíadas, é incentivar e investir em seu futuro. A conquista da medalha é um estímulo para o sucesso acadêmico e profissional, mas a experiência obtida a cada prova realizada é um encorajamento à persistência e ao empenho.

O sucesso é a soma constante de pequenos esforços e essa é uma lição que, ao ser compreendida na prática, é capaz de mudar trajetórias.